parque 1A iniciativa de criar uma área de conservação ambiental aberta ao público dentro do perímetro urbano de Vilhena se mostra cada vez mais acertada.

Idealizado para preservar a nascente do rio Barão de Melgaço e sua mata ciliar agregando área de lazer para a comunidade, o empreendimento avança, e mesmo ainda em fase de construção já atrai moradores e visitantes.

O desenvolvimento do trabalho desenvolvido por Dari de Oliveira confirma que o prefeito Zé Rover confiou a tarefa à pessoa mais indicada para sua execução, como já foi dito tempos atrás.

Pioneiro vilhenense e autor de diversas ações que somam desenvolvimento urbano com qualidade de vida, Oliveira já trabalhou na idealização e instalação de ciclovias na cidade, além de ser responsável pelos melhores projetos de arborização de Vilhena.

Na nova investida Oliveira somou vários componentes importantes, caso da conservação da nascente e da mata ao redor com a preservação da Casa do Marechal Rondon – marco histórico de Vilhena – aliados a proteção de espécies da fauna e flora do cerrado. Tudo isso adicionado a criação de uma área de lazer, estudos e prática esportiva faz do Parque Marechal Rondon um caso único em Rondônia.

Situado na margem direita da BR 174 sentido Juína, o Parque fica num vale existente entre a área urbana e a sede do IFRO, a menos de três quilômetros do centro da cidade. O complexo contará com pistas de caminhada pavimentadas, lago, amplos gramados, trilhas por dentro da floresta e uma passarela elevada que passa pela copa de árvores (FOTOS) e dispõe de mirante.

Haverá pontos destinados a entretenimento de crianças e adolescentes, assim como área para prática de esportes como futebol suíço e vôlei de praia, em canchas situadas em locais estratégicos do complexo. As duas pistas de caminhada ligarão os extremos do parque, uma delas paralela a rodovia conectando a área com o Instituto Federal, enquanto a outra dará acesso a Casa de Rondon.

De acordo com o cronograma da obra, quer está sendo feita com recursos próprios e causando o menor impacto possível a natureza, a primeira etapa será entregue a comunidade em 23 de novembro, quando o Município completa mais um ano de emancipação. A previsão é entregar para uso imediato uma das pistas de caminhada, a área do lago com os gramados de seu entorno e as passarelas elevadas, cuja construção está em andamento. Até meados do próximo ano as outras duas etapas do complexo devem estar concluídas.

parque 2

Fonte: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO