O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia – Cremero, por meio do delegado regional, Dr. Rodrigo Gallina, confirmou à reportagem do Extra de Rondônia que a policia se encontra a procura do falso médico.
Gallina foi o responsável pela denúncia junto a Policia Militar na manhã de segunda-feira, 10, enquanto trabalhava no Hospital Bom Jesus. Franklin da Costa Sampaio se apresentou como médico e iria realizar o encaminhamento de um paciente de 76 anos a Cacoal.
O falsário fugiu mesmo antes da chegada da Policia Militar após perceber que havia sido descoberto. “Ele saiu desesperado dizendo que precisava ir à Cacoal por motivos pessoais”, disse o delegado.
Ainda de acordo com Gallina, o falso médico informou que se graduou na Bolívia e há algum tempo prestava serviço em Cacoal, inclusive com remoções de clientes.
A respeito da Pró-Salva, empresa contratada para realizar o deslocamento, Gallina ressaltou que o Conselho deverá fazer uma interpelação a fim de comprovar a idoneidade da mesma. “O alvará deverá ficar suspenso até que os fatos sejam esclarecidos”.
Ao concluir, o delegado afirmou que se houver comprovação da participação de outro profissional médico no caso, ele poderá ser penalizado conforme o Código de Ética Médica, órgão que normatiza o trabalho no Brasil.
O falso médico deverá responder pelo crime de exercício ilegal da profissão e falsidade ideológica.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia