Na manhã desta sexta-feira, 14, foi realizada na escola Marechal Rondon, de Vilhena a primeira edição da “Mostra Cinema: Verde na Tela”.
A mostra está sendo realizada pelo grupo de agentes culturais ‘Serpentário Produções’ e conta com patrocínio do Banco da Amazônia e do Governo Federal.
Segundo o coordenador do projeto cultural, o fotógrafo e agente cultural Washington Kuipers de Moraes, a mostra tem como objetivo contribuir com a reflexão crítica sobre as questões ambientais, utilizando o audiovisual como ferramenta geradora de informação e transformação socioambiental na educação.
Washington informou que além dos filmes com a temática ambientais exibidos, foram realizadas palestras sobre preservação do meio ambiente e oficinas de produção audiovisual, visando incentivar os alunos a produzirem pequenos curtas-metragens e documentários sobre a questão ambiental na região amazônica. De acordo com Washington, todos os participantes das atividades da mostram receberam certificados de participação.
A vice-diretora da escola Marechal Rondon, Débora Cristina de Lima, informou que a escola sempre procura oferecer atividades extracurriculares através de parcerias com a comunidade. Ela elogiou o projeto e disse que é muito importante realizar trabalhos que incentivem os alunos a preservar o meio ambiente.
De acordo com o coordenador do projeto, a meta é atender cerca de 600 alunos, nas atividades do projeto. A mostra ainda será realizada nas escolas estaduais do município e Zilda da Frota Uchôa na segunda-feira, 17, e na escola Alvares de Azevedo na terça-feira, 18.
Washington acredita que o projeto vai ajudar os alunos a expressar ideias, sensações, opiniões, a se conectar com a comunidade, sensibilizando a todos sobre a importância de se preservar o meio ambiente.
Sobre o Serpentário Produções
O Serpentário Produções realiza projetos culturais desde 2009 no estado de Rondônia. Desde a fundação, o grupo já realizou vários projetos culturais patrocinados pelo Ministério da Cultura, Fundação Palmares, Fundação Nacional das Artes (Funarte) e Banco da Amazônia.
Os projetos realizados pelo Serpentário Produções valorizam as tradições locais e regionais, pois eles proporcionam através do resgate de suas historias, a visão do próprio protagonista da historia da Amazônia Legal. A preservação da memória material e imaterial faz com que as pessoas comecem a produzir mais produtos culturais e mostrasse mais orgulhando de sua historia, de suas manifestações culturais.
O trabalho do grupo Serpentário Produções pode ser acompanhado pela página da internet: https://www.facebook.com/serpentarioproducoes ou http://serpentarioproducoes.blogspot.com.br/.
Texto e fotos: Assessoria