A ação conjunta entre agentes penitenciários e policiais militares se deflagrou depois que, por volta das 12h30 da última sexta-feira, 28, um policial militar, responsável pela guarita do presídio, em sua troca de turno, avistou já dentro do pátio da unidade, um pacote de aparência estranha.
Ao ser checado pelos agentes, descobriram que se tratava de dois pacotes contendo celulares, carregadores e fumo, dentro de meias, enroladas em fita adesiva.
Diante do ocorrido, a direção solicitou o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE), e realizou nesta terça (01), uma revista geral no Centro de Ressocialização do Cone Sul. O saldo da operação resultou na apreensão de 11 celulares; 11 carregadores; 05 chips; 01 cartão de memória; 01 adaptador de cartão de memória; 08 pacotes mais 11 “parangas” de fumo; 07 chuchos; 04 cachimbos; e 03 garrafas de cachaça artesanal.
Não é a primeira vez que tentam jogar pra dentro do presídio produtos ilícitos. Recentemente a Policia Civil prendeu uma dupla na estrada que liga a BR 364 ao estabelecimento prisional, portando diversos materiais que seriam jogados no pátio da unidade pelos fundos. Reginaldo, diretor de segurança do presídio, diz que o maior problema da instituição hoje, é a falta de funcionários, mas isto não impede que o trabalho seja realizado para evitar ocorrências desta natureza. “Mesmo com o baixo efetivo, nossa equipe tem se esforçado sobremaneira para combater esta prática criminosa”, acrescentou Reginaldo.
Todos os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia de Policia Civil para registro de ocorrência e providências de praxe.
Texto: Extra de Rondônia/com informações de Edilson Figueiredo
Fotos: Edilson Figueiredo