Em reunião realizada no auditório da Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS), com coordenadores estaduais e catadores de reciclagens, está sendo desenvolvido e apresentado aos catadores o projeto de instalação de um barracão em Vilhena.
Segundo a coordenadora da SEAS em Porto Velho, Flávia Iraioli da Silva, o projeto do Governo Federal em parceria com Governo Estadual é uma ação de luta do movimento dos catadores e tem como objetivo a implantação da coleta seletiva.
“Nós viemos para o Cone Sul para apresentar o projeto e realizar o diagnóstico de toda regional, já visitamos 16 municípios, vimos e ouvimos as dificuldades e estamos aqui para orientar os catadores do que é possível reciclar”, falou Flávia.
Da reunião participaram o presidente do movimento nacional dos catadores e presidente da Amazônia Legal Toni Industrial, a técnica pedagógica Adileide e a gerente regional do SEAS em Vilhena e todo Cone Sul, Flora Freitas Pimenta.
Segundo os cooperados, atualmente o projeto conta com seis municípios com 31 catadores, porém são mais de 90 famílias de baixa renda envolvidas na reciclagem.
“Eles estão a mercê dos atravessadores e com este projeto vamos pagar um preço justo pelo trabalho. Com instalação do projeto vamos ficar sabendo para onde vai a reciclagem”, finalizou Flávia.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia