Ao idealizar, organizar e promover esta semana o I Encontro de Comunicadores do Cone Sul, a Câmara Municipal de Vereadores, juntamente com o jornalista Esteban Vera, acabaram realizando o mais produtivo e significativo evento voltado aos profissionais da área ocorrido em Vilhena.
Ao invés do famoso tripé “cachaça, churrasco e futebol” ou de concessão de “prêmios” inexpressivos e criados apenas para massagear o ego de escribas e afins – tidas como únicas circunstâncias capazes de reunir jornalistas da cidade – o Diretor de Comunicação da Câmara de Vereadores inovou com iniciativa realmente relevante, digna da fama e do prestígio que a imprensa vilhenense tem perante os profissionais do ramo em nível estadual.
A realização agregou palestras e debates de temas importantes aos profissionais da área, com auxílio de personalidades da capital e até mesmo de São Paulo, oxigenando ideias e promovendo interação dos jornalistas locais com colegas que possuem experiência distinta. Além disso, foi uma oportunidade única de fazer com que o curso de Comunicação Social/Jornalismo da Unir dialogasse com profissionais em atividade na cidade e em outras partes do Estado, incluindo veteranos e provisionados. Houve também interação entre acadêmicos e profissionais, experiência que agrega conhecimento a ambos. E, para fechar, Esteban conseguiu estabelecer parceria inédita entre o Poder Público e a imprensa no sentido de criar algo realmente produtivo a ambos.
Com enorme repercussão estadual e ótima participação de pessoas que de alguma forma possuem relação com a área, o I Encontro de Comunicadores do Cone Sul estabelece uma nova maneira de promoção de eventos voltados aos profissionais de mídia do interior de Rondônia muito mais adequado ao aspecto que realmente interessa tanto aos jornalistas quanto a sociedade, contribuindo significativamente para o engrandecimento da categoria. Que venham o II, terceiro, quarto e tantos mais eventos do mesmo gênero, e que o exemplo de meu colega, e principalmente amigo Esteban se multiplique e estimule os demais escribas a inovar e promover ações de tal envergadura.
MARIO QUEVEDO
Texto: Mario Quevedo
Foto: Divulgação