A partir de janeiro de 2017, Vilhena voltará a ter 13 vereadores. Isto porque a Câmara Municipal aprovou, em 2º Turno, Proposta de Emenda à Lei Orgânica aumentando o número dos parlamentares. A votação ocorreu em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, 22.
O parlamento respondeu aos apelos de líderes de agremiações partidárias. Constitucionalmente, Vilhena já comportaria 17 vereadores em função de sua população, que supera os 90 mil habitantes.
O aumento do número de vereadores para a próxima legislatura já havia sido aprovado há duas semanas. Só o vereador José Garcia (DEM), na ocasião, foi contrário. Na sessão desta terça-feira, a aprovação foi referendada pela maioria dos edis. Entretanto, além de Garcia, Valdete Savaris (PPS) e Maria José da Farmácia (PDT) também foram contrários.
Na tribuna da Casa de Leis, Mara José da Farmácia justificou a mudança de seu voto contrário. Ela alegou que, nesse período de 10 dias de intervalo, entre uma votação e outra, mudou de opinião após ouvir a população. “Estive refletindo após ouvir as opiniões da comunidade. E, devido à crise que o Brasil atravessa, decidiu ser contrária. Estou de acordo que permaneçam os 10 e sugiro a redução do repassa do Executivo ao Legislativo”, frisou.
Já a vereadora Marta Moreira (PSC) defendeu o aumento de vereadores, dizendo que a população terá maior representatividade sem alterações na questão financeira. “Vilhena será melhor representada”, disse.
NÃO ALTERA REPASSE
Ao contrário de boatos que circulam no município, o aumento do número de vereadores não altera o repasse do Executivo ao Legislativo. Entretanto, de forma positiva, aumenta a representatividade da sociedade.
O vereador Vanderlei Grabein (SDD), na votação do 1º Turno, afirmou que a Câmara voltará ao número original desde sua criação, em 1983. “Recebemos manifesto de mais de 20 líderes partidários e chegamos ao consenso que 13 é o número ideal”, salientou.
Por sua vez, Junior Donadon, presidente da Casa de Leis, frisou que, em função da proporcionalidade do número de habitantes, Vilhena pode ter até 17 vereadores, mas que 13 é um número de consenso entre seus pares. “Os vilhenenses terão mais representantes para cobrar melhorias à sociedade”, pontuou.
Texto e Foto: Assessoria