O aparecimento das flores anuncia a chegada da primavera, e com ela vem também as pancadas de chuvas e os prejuízos. Um temporal com fortes rajadas de vento atingiu o município de Ariquemes no início da tarde de terça-feira, (29/09) e causou muitos estragos: várias árvores caíram sobre a fiação de alta tensão, sobre casas e cercas, e isso foi só o começo.
Cerca de 40 metros do muro lateral do Centro Sócio Educacional (CESEA) caiu e a segurança no local foi reforçada com uma guarnição do Grupo de Operações Especiais, comandada pelo Cabo Fábio, já que os adolescentes ficaram agitados e o risco de fuga eminente. Uma torre de uma empresa de internet via rádio com 60 metros caiu em cima de uma motoneta da marca Honda, modelo Biz, que pertencia a própria empresa, cerca de 12 metros permaneceram em pé, o restante desabou sobre as telhas do prédio da empresa, quebrando também parte da fachada da loja. Os fios da torre foram arrancados e toda a estrutura, como antenas e hastes ficaram danificadas.
Uma equipe começou os trabalhos imediatamente para que uma nova torre fosse erguida em até três dias, enquanto isso no centro da cidade e em principais Avenidas, placas de outdoor foram arrancadas e árvores foram derrubadas com a violência da tempestade. Segundo levantamentos da equipe de reportagens do site Ariquemes190 e Canal 35, nos Setores 04 e 05, duas árvores caíram sobre veículos, maximizando ainda mais os prejuízos. Em entrevista ao Canal 35 para o programa Bronca da Pesada, que vai ao ar de segunda à sexta-feira a partir das 11 horas com reprise às 20 horas, o Bombeiro Cabo R. Souza relatou que durante o temporal foram atendidas várias ocorrências, entre elas 15 de queda de árvores e placas, muros e casas. Felizmente, apesar de tantos danos materiais, até o fechamento desta meteria não foi registrada nenhuma ocorrência de danos à pessoa.
Autor e foto: Comando190