A equipe de reportagem do Extra de Rondônia contatou alguns vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias apresentadas pela Polícia Federal (PF) à casa de leis contra o prefeito Zé Rover (PP). Os vereadores, embora não confirmaram diretamente, deixaram claro a intenção de absolver o chefe do executivo municipal.
O embasamento da decisão surgiu após a defesa do prefeito apresentar relatório para rebater as acusações. Pesa contra Rover a denúncia de desvio de finalidade de uma verba do Governo Federal que deveria ser utilizada na construção da maternidade municipal, obra que fora finalizada com quase dois anos de atraso.
A defesa do prefeito argumentou, no entanto, que a manobra orçamentária não foi de caráter criminoso uma vez que o recurso (aproximadamente R$ 400 mil) fora devolvido integralmente à conta, e a obra fora concluída. Para reforçar a tese, a defesa utilizou a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que aprovou as contas do prefeito em relação a aplicabilidade do recurso enviado pelo Governo Federal.
O prazo para análise das denúncias encerra-se em novembro. Alguns parlamentares que não compõem a CPI também foram ouvidos por esta página eletrônica. A maioria pede sigilo sobre suas opiniões em relação ao assunto, uma vez que todos acreditam que o prefeito não terá problemas em relação aos caos investigados pela comissão.
Entrevistado pelo Extra de Rondônia, Carmozino Alves, presidente da CPI, preferiu não comentar o caso até o final do prazo das investigações.
Autor: Extra de Rondônia
Foto: Divulgação