Pelo menos 5 veículos e 21 computadores foram entregues pelo governo do Estado, na quinta-feira (8), ao Escritório Regional da Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), em Vilhena, para incrementar a frota e dar início à 39ª etapa da campanha de vacinação de bovinos.
Os 41 veículos (caminhonetes de médio e pequeno portes) e 150 computadores que ficaram expostos na 1ª Feira de Negócios Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (Portoagro), realizada de 24 a 27 de setembro, no Parque de Exposições de Porto Velho, foram adquiridos para reforçar a frota da Idaron em todo o estado, e estão sendo entregues às Regionais da Idaron em Porto Velho, Pimenta Bueno, Ariquemes, Rolim de Moura, Ji-Paraná, São Francisco do Guaporé, além de Vilhena.
O secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani, entregou os veículos e computadores à supervisora regional da Idaron, Andréia Lindner, para atender a toda a região do Cone Sul, que abrange também os municípios de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Pimenteiras e os distritos de Boa Esperança e Novo Plano.
“Os veículos e computadores que estamos recebendo agora são de suma importância para os trabalhos de defesa agropecuária, pois nosso plantel é de 1,3 milhão de cabeças de gado leiteiro e vamos vacinar todos”, afirmou Andréia.
Além das localidades em Rondônia, o Cone Sul também faz fronteira com a Bolívia e envia técnicos brasileiros para vacinar o rebanho do País vizinho, numa faixa de 100 quilômetros, para evitar possíveis contaminações do rebanho rondoniense.
Padovani informou que a 39ª Campanha de Combate à Febre Aftosa foi antecipada em cinco dias (começou em 10 de outubro, ao invés de no dia 15) para garantir a sanidade do rebanho bovino de Rondônia, hoje com mais de 13 milhões de cabeças. “Somos um dos três estados brasileiros a ter 100% do gado imunizado. Isso é fruto de um trabalho exemplar da Idaron, e estes novos equipamentos facilitarão em muito o trabalho dos nossos agentes sanitários”.
CONCURSO
Durante entrevista, Padovani citou que Rondônia tem 1.440 quilômetros de fronteira com a Bolívia, anunciou, para 2016, concurso público para aumentar o quadro de técnicos da Idaron em todo o estado e conclamou os plantadores de soja para preencherem, até o dia 30 de dezembro, os cadastros de produtor, de suas propriedades e dos cultivares, nas agências regionais e também na Internet (www.idaron.ro.gov.br/soja).
Texto: Marco Aurélio Anconi
Foto: Marco Aurélio Anconi