A professora Deise Teixeira, de língua portuguesa da escola estadual Genival Nunes, em Vilhena, está realizando com os alunos da instituição o projeto “Café Literário”, de incentivo ao hábito da leitura e da escrita.
Segundo a professora, o projeto tem como objetivo principal despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita promovendo a consciência dos seus direitos e deveres.
De acordo com Deise, cerca de 200 alunos participam do projeto. “O projeto é desenvolvido para alunos do sexto ao nono há três anos na escola”, explicou Deise ao Extra de Rondônia.
A professora informou que o projeto é realizado durante o ano letivo, onde os alunos escolhem um livro e realizam as discussões e interagem sobre a temática. Ela conta que eles aprendem muitos valores durante o projeto como respeito ao próximo, amizade e amor pela leitura entre outros.
No encerramento do projeto, os alunos levam lanche e os livros para lerem e discutirem tomando um agradável café. “Esse café é a oportunidade perfeita deles exporem os trabalhos devolvidos ao longo do ano”, disse Deise.
Para a professora a leitura ajuda os alunos a se expressarem e a melhorar a comunicação. “Temos que fazer com que os alunos entendam esse mundo, para viver da melhor maneira possível, e um das ferramentas disso é a leitura”, finalizou.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia