Morreu agora pela manhã em Porto Velho o ex-secretário de segurança Pública do Estado e ex-deputado estadual , delegado Paulo Moraes. Ele estava internado há mais de 15 dias na UTI do Hospital Central em Porto Velho. Paulo Moraes é pai do deputado estadual Léo Moraes.
O ex-deputado estadual Paulo Moraes foi o secretário da Segurança no governo Ivo Cassol durante quase três anos. Nascido a 2 de abril de 1957, na cidade de Loanda (PR), Paulo Roberto Oliveira de Moraes, ou Paulo Moraes. É casado com Sandra Maria Barreto de Moraes, atualmente vereadora em Porto Velho, com quem tem os filhos Eduardo Barreto de Moraes, Leonardo Barreto de Moraes (Léo Moraes – deputado estadual) e Paulo Roberto Oliveira de Moraes.
Paulo Moraes formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Cruz Alta (RS) no ano de 1.979. Foi aprovado no 1º Concurso para o cargo de Delegado de Polícia Civil do Estado de Rondônia no ano de 1.984. Na sua carreira profissional na Polícia Civil, já exerceu diversos cargos como Delegado Titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes, Delegado Titular da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, Delegado Titular da Delegacia Especializada de Homicídios, Delegado Titular da Delegacia de Crimes Contra a Economia Popular, Delegado Titular da Delegacia Especializada de Menores. Também já foi diretor Geral da Polícia Civil, quando criou a Delegacia de Defesa da Mulher. Foi ainda diretor do Departamento de Polícia Técnica; Assistente de Gabinete da Direção Geral da Polícia Civil; Assessor da Casa Civil do Estado de Rondônia; Professor da Academia de Polícia Civil para treinamento de Médico Legista, bem como ministrou a disciplina de investigação policial no curso técnico profissional de Agente de Polícia; Delegado de Polícia de Classe Especial desde 1.990, sempre promovido por merecimento. Eleito Vereador pelo município de Porto Velho/RO, na Legislatura 1.993/1.996; Reeleito Vereador pelo município de Porto Velho/RO, na Legislatura 1.997/2.000; Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho/RO, no período de 1.997/1.998; Eleito Deputado Estadual do Estado de Rondônia na Legislatura 1.999/2002; Secretário Geral da Assembléia Legislativa no período de 1.997/2.000; Membro efetivo da Comissão Permanente de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa; Membro efetivo da Comissão Permanente de Educação da Assembléia Legislativa; Reeleito Deputado Estadual do Estado de Rondônia na Legislatura 2.003/2.006.
Em 2003, Paulo Moraes recebeu no plenário da Câmara Municipal da Capital, o título de Cidadão Honorário do município de Porto Velho. A comenda foi concedida através de decreto legislativo, atendendo propositura do vereador Flávio Lemos, do Partido Liberal.
Emocionado, Paulo Moraes agradeceu a homenagem recebida da Câmara Municipal. Ele lembrou o tempo em que chegou ao Estado e dividiu a homenagem com todos que o ajudaram a construir sua carreira profissional.
Paulo Moraes disse ainda que a homenagem recebida “é sinal de que já fez alguma coisa pela população de Rondônia, e mais do que isso, me permite sonhar com um Estado mais seguro”.
Ainda em 2003, Paulo Moraes recebeu a medalha do mérito Forte Príncipe da Beira, por ocasião dos 28 anos de criação da Polícia Militar. A comenda foi entregue pelo governador Ivo Cassol, a quem agradeceu pela confiança de lhe chamar para chefiar a Secretaria da Segurança.
Além de secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia, Paulo Moraes assumiu outros cargos como o de presidente do Conselho de Segurança Pública do Norte (CONSENOR); o de Vogal do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública; membro efetivo do Conselho de Fronteira Oeste – CONSEFO; presidente do Conselho Diretor do DETRAN; presidente do Conselho Deliberativo do FUNRESPOL da Policia Civil; e o de presidente do Conselho Deliberativo do Corpo de Bombeiros.
Ainda em 2003, Paulo Moraes foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Ji-Paraná e de Santa Luzia, em reconhecimento ao seu trabalho como secretário da Segurança Pública.
Autor: Rondoncristao
Foto: Divulgação