O deputado Luizinho Goebel (PV) ao discursar durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Rondônia, voltou a cobrar do Governo Estadual a necessidade da urgente criação e implantação da Delegacia Especializada de Crime Contra a Vida na cidade de Vilhena, diante da escalada de violência que toma conta daquele município.
Durante pronunciamento, o deputado Luizinho Goebel disse reconhecer os esforços do Governo Estadual no sentido de buscar soluções para proteger o bem mais precioso de todos, que é a vida humana. Mas conforme destacou o deputado, Vilhena que era tida em época passada, como uma cidade pacata, convive hoje com um clima de insegurança, pois em apenas dez meses já foram registrados 44 homicídios.
“Vilhena tornou-se uma cidade sangrenta e mesmo com uma recente operação policial desencadeada na região, com forte aparato policial, a criminalidade continua, se fazendo, portanto necessária, a criação da Delegacia Especializada de Crime Contra Vida, como forma de fortalecer a estrutura de investigação e combate. Com certeza com este novo organismo na estrutura da Polícia Civil, o trabalho de investigação será ampliado”, afirmou o parlamentar.
VÍDEO MONITORAMENTO
Outro tema abordado pelo deputado Luizinho Goebel em seu pronunciamento, diz respeito a necessidade do Comando Geral da Polícia Militar garantir um efetivo permanente, para realizar diariamente e constantemente o monitoramento do sistema de vídeo monitoramento implantado na cidade de Vilhena.
Conforme dados da Coordenadoria Regional de Policiamento III, atualmente o 3º Batalhão da Polícia Militar de Vilhena, possui um efetivo de apenas 484 policiais militares, e deste total apenas 373 encontram-se ativos. Esta carência de contingente, no entendimento de Luizinho Goebel vem prejudicando o acompanhamento do sistema de vídeo monitoramento.
Diante desta situação, o deputado está solicitando do Governo Estadual a contratação emergencial de policiais da reserva, para serem empregados exclusivamente no serviço de vídeo monitoramento, o que auxiliaria muito na prestação de informações de ocorrências de furtos de veículos, furtos a residências e estabelecimentos comerciais, acidentes de trânsito, dentre outras ocorrências policiais.
Ao concluir, afirmou o deputado Luizinho Goebel que o serviço de vídeo monitoramento é importantíssimo por se tratar de uma estratégia inovadora no auxilio inclusive ao patrulhamento desencadeado pela PM, ou como auxílio na investigação criminal desenvolvida pela Polícia Civil.
APARTE
O deputado Ezequiel Junior (PSDC) solicitou aparte (rápida intervenção), ao pronunciamento de Luizinho Goebel, para reforçar a mesma reivindicação para atender ao município de Machadinho do Oeste. Segundo ele, a PM não tem efetivo disponível para efetivar este monitoramento, e neste sentido propõe a transformação do pelotão em companhia, garantindo a ampliação de efetivo desta forma.
Autor: Assessoria
Foto: Extra de Rondônia