TRT14 abre porta alunos de coloradoCerca de 60 alunos do ensino médio da  Escola Estadual Manuel Bandeira de Colorado do Oeste (Cone Sul de Rondônia), distante 760 km da capital, conheceram no dia 29 de outubro de 2015 o funcionamento da Vara do Trabalho do município.

A visita faz parte do programa “Justiça do Trabalho de Portas Abertas” do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, oportunidade que o judiciário recebe em suas instalações diversos seguimentos da sociedade e presta esclarecimentos sobre os procedimentos processuais, além de conhecer as instalações e funcionamento das unidades trabalhistas.

Recepcionados pela juíza Mônica Harumi Ueda, os alunos conheceram a sala de audiências e sua função no dia a dia dos julgamentos. A magistrada explicou o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) e sua diferença com o processo físico. Numa conversa descontraída, falou da sua trajetória até chegar a juíza do trabalho e respondeu perguntas dos alunos.

Acompanhados pela orientadora da Escola, Margarete Carvalho dos Santos, conheceram todos os setores da Vara do Rrabalho e ficaram sabendo como funciona o andamento processual desde sua atermação (início do processo) até o arquivamento do processo.

Atenciosa na conversa com os servidores e nos esclarecimentos da juíza,  Ayumi Matsubara, que está concluindo o ensino médio,  destacou que as atividades desenvolvidas serviram de incentivo  na escolha da sua profissão. “A visita foi muito esclarecedora e me despertou para a formação acadêmica, pretendo estudar para atuar na área jurídica”, falou Ayumi motivada..

A magistrada, falou que essa interação da Justiça do Trabalho com a sociedade,  proporcionada pelo Programa de Responsabilidade Socioambiental “Justiça do Trabalho de Portas Abertas”, promove a aproximação do judiciário com o cidadão. “Na ocasião os alunos foram participativos e interagiram fazendo perguntas e saíram com suas dúvidas esclarecidas”, concluiu a magistrada.

Autor e foto: Ascom/TRT14

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO