Termina nesta sexta-feira, 20, o prazo para que os produtores rurais de Rondônia apresentem ao Governo do Estado a declaração comprovando que vacinaram seus rebanhos bovinos contra a febre aftosa.
Em visita a redação do Extra de Rondônia a fiscal do Escritório Regional da Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), de Vilhena, Tatiana Campos, a declaração da vacinação deve ser apresentada no órgão. “Os produtores devem apresentar à nota fiscal e também a relação do rebanho”, orientou Tatiana.
Segundo a fiscal, atualmente o Cone Sul conta com mais de um milhão de cabeças de gado. Tatiana informou que a 39ª etapa da campanha de vacinação de bovinos foi realizada entre os dias 15 de outubro a 15 de novembro.
Tatiana ressaltou que a declaração deve ser apresentada para o governo ter a certeza de que o rebanho bovino está imune à febre aftosa, garantindo ao Estado a manutenção do status de livre da doença através da vacinação.
“É bom lembrar, que os produtores que não apresentarem a declaração de vacinação do rebanho irão pagar multa de R$ 38 por propriedade”, reforçou a fiscal.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Divulgação