A equipe da vigilância sanitária do município de Vilhena informou a Extra de Rondônia que está realizando fiscalizações em comércios que trabalham com manipulação de alimentos em residências.
A fiscal da Vigilância Sanitária, Edvaneide da Silva Caçula, explica esses comércios são em sua maioria formados Microempreendedores Individuais (MEI). “Esse tipo de comércio tem aumentado muito nós últimos meses, tanto que 70% dos alvarás iniciais expedido no órgão são para pessoas que estão montando negócios caseiros”, informou Edvaneide
Segundo a fiscal da Vigilância Sanitária, apesar desses empreendedores trabalharem em suas residências, eles tem que seguir algumas regras para manipulação higiênica e boas práticas de fabricação de alimentos. “Quem manipula alimentos tem uma grande responsabilidade, pois as práticas corretas protegem a saúde dos consumidores”, explica Edvaneide
Já a fiscal Maria Gorete Alves Vieira disse que durante as visitas que a equipe da Vigilância Sanitária faz eles já encontraram várias situações que podem trazer riscos a saúde das pessoas. “Já encontramos pessoas manipulando alimentos com animais, gatos, cachorros do lado, ou até mesmo fumando, entre outras coisas que são proibidas que podem contaminar os alimentos”, revelou Maria Gorete.
Nestes casos onde são encontradas essas irregularidades, Edvaneide explica que os microempreendedores individuais são orientados da forma correta de proceder. “Nos casos específicos onde é encontrado animais nas cozinhas as pessoas são orientadas a retirar o animal do local imediatamente”, diz Edvaneide.
Para Edvaneide os problemas encontrados nestes casos acontecem pois as pessoas utilizam as próprias cozinhas para trabalhar. “Peço que as pessoas venham até a Vigilância para serem orientados como proceder e o que é necessário para trabalhar da forma correta”, orienta Edvaneide.
A nova coordenadora da Vigilância Sanitária, Rose Castro enfatiza que a fiscalização é intensa e a maior preocupação é com a saúde e bem-estar das pessoas. “O trabalho de vigilância sanitária é e essencial para todos os cidadãos. Por isso, é de suma importância que este órgão e a população estejam sincronizados nesse trabalho que é fundamental para o bem de todos, na prevenção de riscos para a saúde pública. Queremos ser parceiros da população”, disse Rose.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia