IMG_0383Os moradores do assentamento “Água Viva”, antiga Fazenda Santa Elina,  na zona rural de Corumbiara, reabriram a estrada que dá acesso ao assentamento na tarde desta quinta-feira, 19, após o prefeito do município, Deocleciano Ferreira (PTB) e vereadores irem ao local negociarem a reabertura da estrada.

A estrada tinha sido fechada na manhã de quarta-feira (18), pelos moradores que relatam que o prefeito de Corumbiara o DER e o INCRA não cumpriram o acordo firmado no dia 18 de maio de 2015, onde ficou acordado que eles iriam abrir a estrada no local correto.

A estrada passa dentro da propriedade do agricultor conhecido por “Leizinho”, que inclusive registrou um Boletim de Ocorrência na Policia Militar na segunda-feira, 17, onde relatou que está tendo prejuízos porque um veículo, não identificado, atropelou e matou uma vaca em sua propriedade e quase atropelou uma criança.

Temendo danos maiores e o não cumprimento das autoridades, cerca de 80 moradores fecharam o acesso que passa dentro da propriedade do sitiante “Leizinho”.

Com o fechamento da estrada, mais de 15 caminhões do frigorifico de Chupinguaia deixou de trafegar, sem falar nos mais de 90 alunos que estavam sem aulas.

O prefeito Deocleciano e os vereadores foram ao local e explicaram que a abertura da estrada reivindicada pelos moradores do assentamento, é de responsabilidade do DER, uma vez que o Governo Federal fez o repasse para a abertura da estrada, no documento firmado entre os agricultores assentados, Município e DER, ficou então a tarefa para o DER a abertura da estrada e de competência do município fazer a cerca após o início das obras.

Deocleciano se comprometeu juntos dos demais vereadores lutar para que a obra seja executada o mais rápido possível, uma vez que esta obra até licitada foi pelo estado. A empresa ganhadora já recebeu a ordem de serviço, porém ainda não deu início às obras.

“Vamos Juntos ao DER de Colorado, Porto Velho,  onde for preciso mais vamos resolver esse problema juntos. Infelizmente não posso fazer essa estrada e assim realizar o sonho desses moradores que tanto tem sofrido, pois é uma obra de competência do estado, porém hoje juntamente com esses vereadores me comprometo a lutar para que essa obra se inicie o mais rápido possível, e assim esse sofrimento diminua”, disse Deocleciano.

Após a reunião ficou decidido que na próxima semana os assentados, prefeito e vereadores vão até a regional do DER em Colorado para juntos discutirem e reivindicar os direitos dos moradores.IMG_0393IMG_0396

Texto e fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO