Na reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa realizada nessa quarta-feira, 25, a deputada Rosangela Donadon recebeu elogios de todos os deputados presentes por sua indicação ao Governo do Estado para que promova a universalização do acesso ao “teste do olhinho”. O exame, realizado em recém-nascidos por meio da identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê, é de fundamental importância para qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
Rosangela Donadon destacou a importância do exame e relatou que no Cone Sul de Rondônia as famílias têm que pagar se quiserem que ele seja realizado, pois o Poder Público não o oferece gratuitamente. A deputada ressaltou a economicidade de que se reveste o custeio do exame, uma vez que o diagnóstico feito a tempo livrará a Administração Pública de arcar com o tratamento, que sairá muito mais caro.
MARCHA EM VILHENA
A deputada Rosangela Donadon relatou também a seus colegas na Comissão de Saúde a participação que teve na 1ª Caminhada Passos que Salvam, realizada no domingo, 22, em Vilhena com o objetivo de promover a conscientização da população quanto ao câncer infanto-juvenil. A parlamentar comentou também a importância que esse tipo de mobilização tem para a elevação da auto-estima e estímulo aos que militam no voluntariado social.
Na reunião da comissão, Rosangela fez questão de registrar o ato humanitário da empresa Solar de Vilhena Empreendimentos Imobiliários, que fez a doação de um terreno para ser leiloado em prol do Centro de Pesquisa e Prevenção do Câncer Infanto-Juvenil. “São exemplos como esse que evidenciam o quanto o empresariado, consciente de sua de sua responsabilidade social, pode ser o grande motor das transformações sociais de que hoje precisamos”, afirmou a deputada.
Autor e foto: Assessoria