DENGUE COLORADOO Centro de Difusão Ambiental foi palco de reunião convocada pela Vigilância Sanitária com a presença de autoridades municipais e Ministério Público, nesta sexta-feira, 4.

Durante o encontro, a Fiscal Sanitária, Dionês Mattielo, apresentou dados e um plano de ações para o combate ao mosquito Aedes Aegypty e o Zyka Vírus, sendo discutido entre os presentes a atual situação de risco no município. O caso foi tema de reportagem do Extra de Rondônia.

Do encontro participaram, o promotor de Justiça Thiago Gontijo, o prefeito do município Josemar Beatto, e vários secretários municipais, além de servidores da saúde.

O diretor de endemias, Valdeci Brito, mostrou preocupação em evitar que o Zyka Vírus se propague em Colorado, já que o município se encontra em uma área de risco, pois foi constatado na Bolívia centenas de casos, e o município coloradense se encontra a menos de 100 km da fronteira com o pais vizinho.

Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), aponta Colorado com índice alta de infestação do mosquito, mais que não existe surto e nem epidemia da doença, pois os casos notificados estão dentro dos padrões de aceitação.

Isto se deu graças a uma rápida resposta do departamento de vigilância e endemias, realizando um bloqueio, sendo eliminados os mosquitos contaminantes, e consequentemente serão intensificados ainda mais, já que o período chuvoso foi iniciado.

Uma força tarefa de combate está sendo elaborada pelos técnicos do município, pois foram apresentadas diversas situações de risco, como terrenos mal cuidados, moradores que ainda deixam acumular utensílios domésticos com água parada e muitas residências com precária higiene.

O Zyka Vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça.  No primeiro semestre de 2015, já havia casos confirmados em estados de todas as regiões do país.

 

Texto: Extra de Rondônia

Informações e foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO