Equipe médica que realizou o processo cirúrgico
Equipe médica que realizou o processo cirúrgico

Nesta sexta-feira, 11, foi realizada em Vilhena a primeira cirurgia de captação de órgãos para transplante no município.

Uma equipe da formada por quatro profissionais da Central de Transplantes de Rondônia veio de Porto Velho para realizar o procedimento no Hospital Regional.

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes de Rondônia, Edicléia Gonçalves, na cirurgia foram captados os rins e também as córneas.

Após o procedimento cirúrgico, os órgãos foram encaminhados pela equipe rapidamente para Porto Velho. “É uma corrida contra o tempo”, afirma, lembrando que a agilidade da decisão das famílias dos doares também é fundamental.

A coordenadora Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) de Vilhena, Graziele Jacob Pimenta, disse que o contato com a família para a doação aconteceu logo após a constatação da morte. “Entramos em contato com a família e a partir daí começou todo um trabalho da equipe de saúde para conscientizar os responsáveis sobre o beneficio que seria a doação dos órgãos”, disse Graziele.

Segundo Graziele, a família se sensibilizou e autorizou a capitação dos órgãos. “Agradecemos a decisão da família neste momento de dor e luto de doar os órgãos e ajudar a salvar vidas de outras pessoas”, falou Graziele que informou que os órgãos vão ajudar quatro pessoas que estão na fila de espera.

De acordo com Edicléia, os rins serão encaminhados para doação fora do estado de Rondônia, mas as córneas serão transplantadas em Porto Velho mesmo.

O médico Alber Pessoa disse que a cirurgia foi realizada com sucesso e durou mais de três horas. “A cirurgia foi bem sucedida. Os órgãos estavam em  ótimo estado. Com certeza os receptores terão êxito na recuperação”, afirmou o médico.

GESTO DE SOLIDARIEDADE

Os órgãos foram doados pela família do jovem motociclista Willian da Silva Jesus, de apenas 23 anos, sofreu um grave acidente de trânsito no primeiro dia de dezembro, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Jardim Eldorado.

Na ocasião, Willian bateu em um automóvel e sofreu traumatismo craniano. Testemunhas afirmaram que o condutor de um veículo Uno, de cor branca, avançou a preferencial e ocasionou o sinistro.

Após alguns dias internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional, a família confirmou a morte cerebral de Willian e decidiu doar os órgãos em um gesto de amor a vida e solidariedade ajudando a salvar vidas.

SAM_4570

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO