A solidariedade da população de Vilhena está cada vez maior. Um exemplo foi ação realizada por um grupo de amigos do município que venderam pizzas para arrecadar fundos para o Centro de Oncologia Hospital São Daniel Comboni (HSDC) de Cacoal. Liderados pela cozinheira Maria Cristina Berté, o grupo arrecadou de R$ 11.350,00.
A ideia de realizar a ação solidaria surgiu logo depois que Maria Cristina foi diagnosticada com câncer de mama no mês setembro. Ela passou por diversos exames e cirurgia para retirada do tumor, e foi encaminhada para o hospital do câncer de Cacoal para dar inicio ao tratamento de quimioterapia e radioterapia.
Segunda Maira Cristina, o atendimento dado a ela foi excelente, mas após conversas no hospital, resolveu fazer algo para ajudar também, já que o mesmo necessita de melhorias constantes para atender seus pacientes. Então junto com amigos e familiares de outros pacientes como o Adelurdes Lopes de Freitas da cidade de Cerejeiras, Nelly Ramos do município Alto Alegre dos Parecis e Maria Ganzer Hens de Vilhena, que também utilizam os serviços do hospital, se juntaram e organizaram a venda e confecção das pizzas.
De acordo com Maria Cristina, todo o dinheiro arrecadado com a venda das pizzas já foi encaminhado para hospital do câncer de Cacoal que é referência em Rondônia e atualmente atende a população do Cone Sul. O valor foi depositado na conta da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), na quinta-feira, 17. “Essa ajuda é pequena comparada ao que recebemos do hospital, que é o tratamento dessa doença tão terrível que vem atingindo tantos vilhenenses”, disse Maria Cristina.
A empresária, Patricia Berté Bressan, filha de dona Cristina que também foi uma das organizadoras da “1ª Pizza Solidária”, informou que a meta do grupo era vender 400 pizzas, mas o sucesso da campanha foi tanta que acabaram vendendo um total de 550 pizzas.
De acordo com Patricia, os vilhenenses arregaçaram as mangas e em apenas duas semanas arrecadaram diversos ingredientes para a elaboração das pizzas. Ela ressalta que muitas em pessoas ajudaram e empresas colaborarem com ajuda em dinheiro para o custeio da produção das pizzas.
O valor doado será utilizado para compra de poltronas para acompanhantes dos pacientes da ala oncológica do Hospital São Daniel Comboni, assim como todas as doações feitas ao hospital, são destinadas a melhoria dos quartos, área física e bem feitorias na Casa de Apoio, que fica ao lado do Hospital e dá suporte a pacientes de todo o Estado que buscam atendimento no hospital.
Patricia informou que o grupo de amigos pretende realizar a ação solidaria em prol do hospital e câncer de Cacoal novamente no primeiro semestre de 2016. De acordo com Patricia, eles pretendem dobrar a meta e vender mais de 1000 pizzas.
“Gostaríamos de agradecer grandemente a toda comunidade vilhenense pela ajuda, mas em especial a todas as famílias que abdicarem de seu tempo, e foram até o Clube dos Alemães três noites seguidas para confeccionar as 550 pizzas, ajudaram com os ingredientes e também venderam os ingressos. A ideia surgiu de uma paciente, mas sem a ajuda de vocês nada disso seria possível. Quando uma comunidade une forças e trabalha juntos, os méritos são de todos e os frutos são colhidos em abundância”, finalizou Patricia.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Divulgação