O laticínio “Sempre Bom”, localizado no município de Cerejeiras, está investindo em melhoramento genético, para melhorar a qualidade do rebanho leiteiro da região.
O laticínio realizou um investimento considerável, pois foram adquiridas 18 doadoras de Embriões P.O. da raça Gir, na fazenda Babitonga, onde a mesma é considerada referência no melhoramento genético da raça ,tendo como proprietário Otto de Souza Marques, localizada no estado do Rio de Janeiro.
Há aproximadamente um ano, o veterinário Sandro Carvalho veio especialmente do Rio de Janeiro exclusivamente para trabalhar com melhoramento genético e assistência técnica para os produtores do laticínio, sem custo ao produtor rural.
De acordo com Sandro, o melhoramento genético está sendo feito através de inseminação artificial e agora também com transferência de embriões através de fecundação em vitro, em uma receptora, (barriga de aluguel) permitindo que a doadora, animal de alta genética e de alto valor comercial, possa produzir vários descendentes ao longo de sua vida.
Sandro explica que podem ser realizadas aspirações nas vacas a cada 30 dias, fazendo assim com que cada vaca possa fornecer varias crias por ano. Estas doadoras adquiridas se destinam a produzir vacas leiteiras de alta produção girolandas 1/2 sangue com holandês .
Para os produtores rurais que desejam saber mais informações, a empresa se colocaàa disposição sobre o melhoramento genético que está sendo realizando pelos telefones (69) 3342-3335 e (69) 8464-0102 ,(69) 8484-8970.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia