Moradores das áreas mais afastadas do centro e que necessitam despachar encomendas são obrigados a se deslocarem até o centro de distribuição dos Correios, localizado ao lado da prefeitura de Vilhena. Já se não bastasse a distância, eles são submetidos a uma fila de espera que pode durar até 4 horas nos dias da semana.
Isso ocorre justamente após o fechamento de duas agências dos Correios na cidade. Em meados do ano passado, a unidade da Avenida Paraná foi alvo de assaltantes e nunca mais foi reaberta ao público, e há fontes que asseguram o fechamento permanente. Já a única agência do centro, que trabalhava de forma terceirizada, foi desativada após decretar falência.
No início desta semana a reportagem do Extra de Rondônia esteve nos Correios e constatou que as constantes reclamações dos usuários tem procedência. O vendedor Rodrigo Alves, de 29 anos, deu entrada na agência às 11h37 e foi atendido por volta das 14h10. “Eu acho isso tudo um absurdo, tive que vir para cá no meu horário de almoço e já estou atrasado para voltar a trabalhar”, reclamou.
O número de cadeiras para assento também é alvo de reclamações. São 40, mas não o suficiente para todos os presentes no local. No horário do almoço, apenas dois servidores são responsáveis pelos atendimentos.
Essa longa espera na fila pode gerar constrangimentos às pessoas o que também resulta, em mínimos os casos, processos de danos morais contra a instituição. A placa no mural da instituição indica que a espera estipulada é de até 30 minutos em dias normais e 45 em dias que antecedem feriados, datas de pagamentos de salários, conforme Lei municipal 1934/2005, art. 1.
A reportagem do Extra de Rondônia foi orientada pelo gerente da unidade, Eisenhower Furtado, a procurar a assessoria de comunicação dos Correios no Estado para tratar sobre o assunto, mas não obtivemos resposta. Deixamos o espaço aberto para qualquer esclarecimento.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia