Acompanhando a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, a Rondônia na tarde dessa quinta-feira, 18, a deputada Rosangela Donadon pediu que seja dada uma atenção especial do “Terra Legal” aos produtores rurais do Cone Sul de Rondônia.
A parlamentar expressou ao ministro a reivindicação de diversos agricultores familiares que dependem da regularização fundiária para terem acesso, inclusive, ao financiamento da produção.
Rosangela Donadon observou que há um contingente expressivo de famílias em franco processo de produção, que há anos contribuem para a geração de riqueza no Estado, mas ainda aguardam pela inclusão de seus lotes na agenda de regularização fundiária.
Segundo a deputada, é gratificante ver que hoje já existe um trabalho de colocar as pessoas nos lotes já com documentação e financiamento, como estava sendo feito com a presença do ministro, mas é necessário dar uma atenção especial aos que já produzem e precisam da titulação da terra.
“O princípio constitucional da redução das desigualdades regionais precisa ser observado pela União não apenas na dimensão nacional, mas também na dimensão local, especialmente em um Estado como Rondônia, em que, sobretudo em face da grande extensão territorial, as microrregiões ainda apresentam níveis diferenciados de atuação dos órgãos do Governo Federal”, afirmou a deputada.
Texto e fotos: Assessoria