A Embrapa dará início aos tradicionais Dias de Campo de Soja em Rondônia, a começar por Vilhena, na próxima terça-feira, 23, a partir das 8h30, no campo experimental localizado na BR-364, Km 6.
Segundo a Embrapa, Vilhena possui a maior área de produção de soja do estado e conta com alto nível tecnológico em suas lavouras.
Será uma sequência de eventos em três regiões do estado, em que produtores, técnicos e estudantes terão a oportunidade de conhecer diferente cultivares de soja (convencional e transgênica) desenvolvidas pela Embrapa e avaliadas no estado, obter informações sobre o manejo da cultura e controle de pragas e doenças.
Na sequência, o Dia de Campo de Soja segue para Castanheiras no dia 25 de fevereiro, também a partir das 8h30, na Fazenda Maia – linha 168 Norte, km 17,5. O último evento será em Porto Velho no dia 15/3, a partir das 8h30, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia – BR 364, km 5,5. Com os Dias de Campo de Soja nestas diferentes locais será possível ao público conhecer o potencial produtivo e o desempenho das cultivares de soja da Embrapa nas diferentes regiões do estado.
De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho, o custo de produção da soja tem aumentado, e os altos preços dos insumos adquiridos pelos produtores na safra 2015/16 é reflexo disso. Desta maneira o produtor precisa evitar erros, que podem significar grandes prejuízos. Torna-se, portanto, cada vez mais necessário o uso de cultivares adaptadas à região de plantio, potencializando bons resultados, produtividade e maior lucratividade ao sojicultor.
“A apresentação de cultivares adaptadas às regiões de Rondônia e com características que atendem as demandas dos produtores poderão ser observadas pelo público, podendo ser determinante para a escolha das cultivares que serão utilizadas pelo produtor na próxima safra”, explica Botelho.
Texto: Assessoria