Cadastramento ambiental, regularização fundiária e energia elétrica, além de outros benefícios para os agricultores do Cone Sul, integraram a pauta das reuniões mantidas em Porto Velho pela deputada Rosangela Donadon junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Eletrobrás Distribuição Rondônia.
A deputada expôs a necessidade de uma atenção especial às comunidades do Cone Sul, onde os produtores, por não disporem de documentação ambiental ou fundiária, ficam impedidos do acesso a financiamentos.
Na Sedam, a deputada Rosangela Donadon pediu ao secretário, Coronel Wilson Sales Machado, que seja ampliado o atendimento para emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que implica a estruturação dos escritórios regionais de gestão ambiental nos municípios do Cone Sul.
No Incra, o superintendente Luiz Flávio Carvalho Ribeiro assegurou à deputada que incluirá em sua agenda a ida a Vilhena dentro das próximas semanas, a fim de tratar das regularizações de terra dos pequenos produtores.
Junto ao gestor da Eletrobrás Distribuição Rondônia, Efraim Cruz, a parlamentar tratou da expansão do programa Luz para Todos na cidade de Cabixi, de forma que pelo menos mais 90 famílias venham a ser atendidas.
Rosangela Donadon encaminhou também os pedidos de associações rurais para que sejam instaladas subestações de energia que garantam o funcionamento de máquinas e equipamentos utilizados no beneficiamento e no armazenamento da produção.
Texto e foto: Assessoria