O senador de Rondônia, Valdir Raupp (PMDB), está incluído na lista de políticos com envolvimento no esquema criminoso da Petrobrás, que deu início à operação “Lava Jato”.
Raupp foi citado em reportagem veiculada neste domingo, 6, no programa “Fantástico”, da Rede Globo.
Conforme a reportagem, ele fez parte do núcleo criminoso envolvendo vários políticos do país. Além da classe política, a organização era formada por empresários e operadores do esquema.
Raupp foi acusado pelo doleiro Alberto Youssef. Ele afirmou que a campanha de Raupp ao Senado, em 2010, foi abastecida por R$ 500 mil desviados da Petrobras. O senador nega acusação e sustenta que a contribuição ocorreu dentro dos limites da lei.
A OPERAÇÃO
A Operação Lava Jato virou uma força-tarefa. Em Curitiba, junta os 70 membros do Ministério Público, Receita Federal e Polícia Federal. Nos últimos meses, o Brasil passou a ver a sequência de fases da Lava Jato, prendendo diretores da Petrobras, empresários, políticos. Já foram 49 acordos de colaboração premiada.
Elas levaram a 117 conduções coercitivas, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento, como a do ex-presidente Lula, na última sexta-feira, a mais recente. E a 141 mandados de prisão. Já houve 84 condenações.
As penas somadas já chegam a 825 anos e 10 meses. A maior delas, de 20 anos e 8 meses, para o ex-diretor de serviços da Petrobrás, Renato Duque.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Divulgação