O Poder Judiciário, por meio da Vara Cível da Comarca de Colorado do Oeste, realizou mais um evento alusivo ao Mês da Mulher.
O juiz de Direito Eli da Costa Júnior proferiu uma palestra com tema Lei Maria da Penha, no último sábado (12), no auditório da Câmara Municipal.
O magistrado abordou a Lei Maria da Penha, seu histórico, aspectos práticos, o avanço da lei e a proteção à mulher após a Lei.
A palestra durou cerca de 50 minutos e houve abertura de perguntas para a plateia. Organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, a palestra foi para as mulheres e convidadas da denominação religiosa.
MARIA DA PENHA É UMA PESSOA REAL E QUASE FOI ASSASSINADA
A história da farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes deu nome para a Lei nº 11.340/2006 porque ela foi vítima de violência doméstica durante 23 anos.
Em 1983, o marido tentou assassiná-la por duas vezes. Na primeira vez, com um tiro de arma de fogo, deixando Maria da Penha paraplégica. Na segunda, ele tentou matá-la por eletrocussão e afogamento.
Após essa tentativa de homicídio, a farmacêutica tomou coragem e o denunciou. O marido de Maria da Penha foi punido somente após 19 anos.
Texto: TJ/RO
Foto: Ilustrativa