A Associação Comercial e Industrial de Cerejeiras (ACIC) emite um alerta sobre o “golpe da lista telefônica” que está sendo aplicado na cidade por estelionatários. Os alvos dos bandidos, segundo a instituição, são os empresários da região.
A maioria dos golpes é aplicada por meio do telefone. Um interlocutor entra em contato com o empresário e afirma ser representante de uma lista telefônica e que possui parceria com a Associação Comercial. O estelionatário solicita do empresário a confirmação de alguns dados pessoais e do comércio para que o telefone da empresa possa sair nestas listas telefônicas, além dos impressos, tudo de forma gratuita.
Após a confirmação dos dados, a vítima é obrigada a assinar um documento enviado geralmente por fax ou e-mail, onde o empresário autorizaria a divulgação dos dados (telefone e endereço) da empresa.
Ainda, segundo a ACIC, os papéis enviados para assinatura, na maioria das vezes, estão apagados e que, na verdade, o empresário acaba assinando uma autorização de cobrança de mensalidade pelo suposto serviço. Tal documento é quase ilegível, fazendo com que o empresário não perceba que existe um valor a ser pago.
A ACIC orienta aos empresários para não fornecer informações por telefone e muito menos assinar contratos enviados por fax ou e-mail. Em caso de contato telefônico, é recomendado que solicite à empresa que envie um representante pessoalmente e, ao assinar qualquer contrato, faça uma cópia autenticada do documento.
Qualquer duvida referente ao caso, o empresário pode entrar em contato com os atendentes da ACIC pelo telefone 69 3342-2735 ou e-mail adm.acic@gmail.com.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Ilustração