A executiva municipal do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Vilhena, através de sua presidente, a deputada estadual Rosangela Donadon, esclareceu alguns questionamentos feitos na imprensa na última sexta-feira, 18, sobre a pré-candidata a prefeita pela legenda, Rosani Donadon.
Segundo dados fornecidos por advogados do diretório, o Supremo Tribunal Federal (STF) já julgou procedente pelo menos quatro casos no país que são idênticos à condição jurídica da ex-secretária de ação social de Vilhena.
Todas as decisões dos ministros foram favoráveis à posse daqueles que venceram as disputas eleitorais, e recorreram ao judiciário para garantir o direito conquistado nas urnas.
Até mesmo em Rondônia há casos parecidos com o da ex-secretária Rosani Donadon. “Entendemos que isso seja uma jogada da oposição para tentar manchar de alguma forma a imagem de Rosani. As pessoas são iguais perante a lei e acreditamos que não haverá posicionamento contrário em relação ao seu caso no poder judiciário, até porque o entendimento dos ministros do STF é claro”, relatou a presidente do partido.
Rosangela Donadon diz que as críticas feitas contra a ex-secretária de ação social são esperadas nesse momento e têm o intuito de confundir as pessoas. “O partido está se posicionando com base em fatos concretos, não em suposições ou possibilidades”, ressalta a deputada.
A presidente do diretório do PMDB explica que o município de Vilhena tem mais de 30 partidos, e qualquer pessoa que esteja apta pela justiça eleitoral pode se candidatar. “Há espaço pra todo mundo no processo eleitoral. Basta se filiar a um partido e concorrer aos cargos eletivos que a lei estipula. Não é razoável atacar a imagem das pessoas para tentar se promover. Isso é um desrespeito”, comentou.
O PMDB vem fazendo uma série de eventos partidários país a fora consolidando seu posicionamento para as próximas eleições, e em Vilhena não é diferente. “Estamos exercendo nosso direito político. Se a oposição perde tempo atacando alguém que eles mesmos dizem que não é candidata a nada, significa que os objetivos do partido estão sendo alcançados na nossa cidade. Entendemos que isso seja um bom sinal. Se ela não está apta, porque ataca-la?” argumenta a presidente da legenda.
O partido, em Rondônia, conta com várias representações políticas e nas últimas semanas ganhou reforços de peso, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) Maurão de Carvalho. Atualmente, a legenda conta com 7 deputados estaduais em Rondônia, além de representação na bancada federal, e a gestão do Governo do Estado.
Confira nos links abaixo alguns posicionamentos do STF sobre as discussões em torno do assunto:
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=307849&caixaBusca=N
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=290502&caixaBusca=N
Texto e foto: Assessoria