A deputada estadual se reuniu com o secretário de saúde, que foi quem determinou o prazo para tornar realidade projeto idealizado pela parlamentar
A deputada estadual Rosangela Donadon (PMDB) se reuniu na tarde desta quinta-feira, 31, com o secretário estadual de saúde Wiliames Pimentel. A parlamentar reiterou seu pedido junto ao titular da SESAU para a inauguração da policlínica Oswaldo Cruz em Vilhena. Segundo Rosangela, Pimentel confirmou que o projeto será entregue à comunidade até agosto deste ano.
A policlínica só será instalada no Cone-sul graças ao empenho e a destinação de recursos através de emendas da deputada estadual que representa a região. Rosangela Donadon vem trabalhando junto ao governo do estado para trazer a policlínica para o sul de Rondônia desde os primeiros dias de seu mandato.
Em seu entendimento, a parlamentar acredita que a policlínica será uma ferramenta de fundamental importância para contribuir com a demanda de atendimentos da saúde pública na região. Rosangela Donadon já comandou a policlínica em Porto Velho e conhece bem o poder de ação deste projeto. “São profissionais de extrema competência e poderão contribuir com o melhoramento da saúde pública do Cone-sul”, comentou a deputada.
Rosangela Donadon chegou a disponibilizar o prédio onde atualmente funciona a Associação Marcos Donadon para que a SESAU trouxesse a policlínica para a região. “À época a secretaria não dispunha de prédio próprio, por isso sugerimos essa possibilidade. Graças ao empenho do secretário Pimentel, o local já foi disponibilizado e agora podemos acelerar o processo de inauguração do espaço”, diz.
A deputada estadual já disponibilizou emendas para a compra de diversos equipamentos que serão utilizados na policlínica, e demonstrou interesse em angariar mais investimentos para o projeto. “É uma excelente alternativa para a saúde pública da nossa região. O setor necessita de investimentos constantes e ampliações estratégicas ao passo em que a região vai se desenvolvendo. A policlínica desafoga o Hospital Regional e dará mais suporte aos municípios da redondeza, além de gerar mais dignidade aos usuários do sistema público de saúde”, detalha.
SAMU
Outro investimento de grande porte na saúde pública do Cone-sul de Rondônia, por parte da deputada, são as aquisições de sete ambulâncias do tipo SAMU que serão destinadas a cada município do extremo sul do estado. O processo burocrático de entrega desses equipamentos está em fase final e de acordo com a expectativa da deputada, as ambulâncias irão trazer mais agilidade na prestação do serviço. “Elas serão utilizadas conforme as necessidades de cada município. Com a chegada da policlínica na região, serão um suporte a mais para o deslocamento das pessoas que necessitam de atendimento médico”, explica.
As emendas da deputada estadual Rosangela Donadon destinadas à saúde pública do Cone-sul, somente nesta primeira etapa de seu mandato, passaram da cifra de R$ 1 milhão. “É um trabalho desenvolvido em parceria com o governador Confúcio Moura, pois a saúde é de responsabilidade do poder executivo. Através do nosso mandato, podemos oferecer uma contrapartida que dá maior sustentação aos projetos desenvolvidos pelo governo do estado no Cone-sul. É a nossa parcela de contribuição para um setor tão importante da nossa comunidade”. Arrematou a deputada.
Texto: Da Assessoria
Foto: Divulgação