DSC02883O projeto “Águas da Memória” vai ajudar a preservar a histórias e lembranças dos vilhenenses em relação ao Rio Pires de Sá. Promovido pela escola estadual Zilda da Frota Uchôa em parceria com Ponto de Cultura Cone Sul Plural o projeto vai desenvolver várias ações neste mês de abril.

Segundo o coordenador do Ponto de Cultural Cone Sul Plural, Cledemar Jeferson Batista, o projeto tem como objetivo retratar as memórias afetivas dos pioneiros da cidade em relação ao rio que teve um papel fundamental na história do município.

Cledemar informou que as ações do projeto estão sendo coordenada pela professora Ana Neri Marques Paula Assis que tem um trabalho antigo em prol da preservação do Rio Pires de Sá.

Entre as ações do projeto, Cledemar informou que será oferecida uma oficina de produção de vídeo documentário para cerca de 50 alunos do ensino médio da escola Zilda da Frota Uchôa que estão participando do projeto. A oficina será ministrada pelo diretor, ator e dramaturgo, Amauri Tangará, e por Tati Mendes, e  vai iniciar nesta sexta-feira, 15, e encera na próxima semana, sexta-feira, 22.

De acordo com Cledemar, a ideia é que os alunos aprendam durante a oficina como produzir um documentário e com os conhecimentos possam colocar em prática produzindo um vídeo sobre a memória afetiva dos pioneiros sobre o rio.

Cledemar informa que na terça-feira, 19, será promovido um encontro as 14h no auditório do Hotel Portinari com pioneiros da cidade para que possam contar historias e vivências sobre o Pires de Sá. O evento é aberto aos pioneiros e pioneiras que chegaram em Vilhena até o ano de 1980.

“No encontro os alunos orientado por Amauri Tangará vão entrevistar e filmar os pioneiros para produção de um vídeo documentário que será exibido na sexta-feira no cinema para marcar o encerramento da oficina” informou Cledemar que ressaltou ainda que a ideia do projeto também é produzir um livro sobre o tema.

“Queremos registrar as memórias sobre o Pires de Sá e contribuir para preservar a historiado município”, finalizou Cledemar.

DSCF2897

282

IMG_2603

DSCF3443

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Divulgação

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO