A Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (ACIV) foi palco no último dia 8/3, do primeiro Seminário do Comitê Municipal da Micro e Pequena Empresa de Vilhena (Comimpe).
O evento aconteceu durante todo o dia. Pela manhã, recebeu do superintendente de Desenvolvimento do Estado (Suder), Basílio Leandro de Oliveira, de autoridades estaduais e lideranças locais, e de agentes de desenvolvimento regionais de mais de 20 municípios de Rondônia.
Para o anfitrião do evento, o advogado Josemário Secco, que além de presidir a ACIV, também preside o Comimpe, a presença de tantas autoridades no seminário demonstra a importância do comitê e do trabalho que ele pode desenvolver em cada município. “Além disso, a participação de tantos agentes de desenvolvimento regionais que vieram para Vilhena aprender e buscar conhecimento evidencia que o trabalho que estamos realizando, em tão pouco tempo, está sendo muito frutífero e repercute pelo estado”, disse Josemário Secco.
A Federação das Associações Comerciais do Estado de Rondônia (FACER) também declinou seu apoio ao evento através do próprio Josemário Secco, que é vice-presidente regional do cone sul do estado, representando o presidente Cicero Noronha. “A Facer vê com grandiosidade um evento desta magnitude envolvendo agentes de desenvolvimento do Estado, pois são eles, dentro das prefeituras, que fomentam ações que refletem na cadeia produtiva”, disse Noronha.
O presidente do Comimpe de Vilhena lembrou que o comitê foi reativado no município no final do ano, no 15/12. O Comimpe foi instituído em 2013, no âmbito da implementação da lei municipal 3.331/2011, cujo objetivo principal é estimular e simplificar a formalização dos pequenos negócios e unificar a regulamentação das atividades dos microempreendedores individuais, micro e pequenos empresários.
Também é objetivo da lei, a simplificação dos pagamentos de impostos, a obtenção de crédito, o acesso à tecnologia, às exportações e às vendas ao governo. Para isso o Comimpe detém um papel significativo. Porém desde sua criação há dois anos não conseguiu desempenhar suas funções a contento, devido a uma série de situações de ordem administrativa.
Foi neste contexto que o presidente da ACIV, Josemário Secco recebeu em novembro passado o convite da prefeitura para presidir o Comimpe. E de pronto aceitou o desafio.
Segundo Josemário, o Comimpe é extremamente importante pelo fato do setor ser um gerador de muitos empregos e precisar ser protegido, dando as condições de competição e sobrevivência das pequenas e microempresas, que não foram devidamente preparadas para o mercado. “Quando oferecemos este apoio, a vida dos empresários fica mais fácil”, disse.
Texto: Assessoria
Foto: Ilustrativa