A proteção de animais silvestres é tema em debate no município de Cerejeiras na última quarta-feira, 4.
O assunto foi levantado pela ONG “Comunidade Solidária”, que apresentou o projeto do Centro de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres, que beneficiará vários municípios do Cone Sul de Rondônia.
A proposta foi apresentada em reunião com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Câmara de Vereadores e SEDAM-RO.
O projeto visa a instalação de um local apropriado para garantir a proteção de animais voltada a preservação das espécies, e também o atendimento especializado de reabilitação e reintrodução de animais silvestres capturados e feridos e recebidos de ação fiscalizatória na região do Cone Sul.
Conforme Denize Regina, bióloga e membro da ONG, “o Centro é fundamental para a proteção dos animais capturados ou feridos na região, que não possuem um lugar para serem recuperados e tratados”.
Para ela, o centro é unidade física que terá por objetivo tratar e reintroduzir no meio ambiente os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores ou que tenham sido mantidos em cativeiro doméstico como animais de estimação.
Denize explicou que será necessária a contratação de um biólogo, um médico veterinário e tratadores, além de ser liberado pelo IBAMA.
Para Djalma Ferreira dos Santos, da SEDAM de Cerejeiras, “o centro será uma ação muito importante para a proteção da fauna silvestre da região”.
A próxima etapa será a apresentação do projeto para os prefeitos da região e para o Governo do Estado, para viabilizar a instalação da unidade, ainda este ano.
Texto: Extra de Rondônia
Informações e foto: Assessoria