O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB) complicou ainda mais o impasse entre Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e os pais de alunos da escola Planalto, a qual atende a população do distrito de Planalto São Luiz, no distrito de Cabixi.
Segundo informações dos próprios pais de alunos, em contato com o Extra de Rondônia, Daniel chegou de “penetra” em um evento realizado pela instituição de ensino para comemorar o Dia das Mães.
O encontro foi realizado na última sexta-feira, 6, data em que o vice-governador estava cumprindo agenda na região.
Acompanhado por alguns vereadores do município de Cabixi, bem como de representantes da SEDUC e a professora Oracira Godinho, Coordenadora Regional de Educação no Cone-sul, o vice-governador de Rondônia pediu a palavra durante o evento para tratar acerca do impasse.
Mesmo usando de todos os seus argumentos, Daniel Pereira não conseguiu convencer a comunidade escolar e a paralisação das aulas continua por tempo indeterminado.
Os pais dizem que vão contratar aulas particulares para os filhos, e irão entrar na justiça para que o estado cubra as despesas após retomadas as aulas convencionais.
O fato de o vice-governador ter aparecido na escola sem avisar, e ainda atrapalhar o evento em comemoração ao Dia das Mães, causou mais revolta entre a comunidade, que reclama do que eles chamam de falta de comprometimento do estado no trato a respeito do assunto.
A comunidade escolar já entrou na justiça contra o estado para reverter a situação. A festa do Dia das Mães, na escola, “melou” e as comemorações ficaram para o ano que vem.
ENTENDA O CASO
Os pais de alunos não aceitam a implantação do ensino à distância na escola, pois questionam a qualidade do sistema de ensino, ainda relativamente novo no Brasil.
O grupo manifestante tentou por diversas vezes algumas reuniões com a SEDUC, mas os encontros não surtiram efeito, fato que resultou na paralisação das aulas. Os estudantes estão sem aula desde o começo do ano letivo.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Divulgação