Empenha no projeto de ser a próxima Chefe do Executivo do Município, Claudete de Castilhos (PP) vem construindo seu projeto através de encontros e reuniões com a comunidade. Nesta fase da pré-campanha ela está satisfeita com a boa aceitação de seu nome na comunidade, confirmando que a renovação e o compromisso estão na pauta do eleitorado na disputa eleitoral deste ano. Claudete destaca o apoio que vem recebendo de lideranças tradicionais de Chupinguaia, caso do ex-vereador Lázaro Costa Pereira, do distrito do Novo Plano; além de adesão de dirigentes do PP, como o vilhenense Ilário Bodanese, espécie de “porta-voz” do senador Ivo Cassol no Cone Sul.
Claudete de Castilhos acredita que representa a renovação na política chupinguaiense, apesar de sua vasta experiência em administração pública. “Eu exerci cargos na prefeitura e no governo, mas esta é a primeira vez que coloco meu nome à apreciação da comunidade, por isso me considero estreante na política eleitoral, representando a tão esperada renovação na política”, analisa a pré-candidata. Viúva do ex-prefeito Ataíde José da Silva, ela garante que não faz uso do nome dele para alavancar apoio, mas reconhece que o legado deixado pelo esposo influencia na opinião do eleitorado. “Por isso pretendo resgatar ações que foram empreendidas por Ataíde em sua gestão, em particular o resgate e valorização de nosso valores tradicionais”.
Apesar dos contatos constantes com a classe política local, Claudete ainda não firmou nenhum pacto com outras legendas para composição de coligação. “A paquera está legal, mas por enquanto ainda não há comprometimento. Mas creio que poderemos confirmar aliança com outras quatro ou cinco legendas para enfrentar a disputa”. A pré-candidata acredita que o embate das urnas será polarizado, com apenas dois candidatos buscando conquistar o Executivo.
Sobre adesões de peso nesta etapa da caminhada, Claudete destaca o engajamento do ex-vereador Lázaro Costa Pereira, importante liderança comunitária no distrito do Novo Plano. “Ele até abriu mão de sua meta de ser candidato ao Legislativo para abraçar o nosso projeto, e será fundamental na trajetória”. A pretendente também ressalta o apoio do senador Ivo Cassol, confirmado durante a entrevista pelo empresário vilhenense Ilário Bodanese. “O senador está com a Claudete neste desafio, e no próximo mês virá pessoalmente a Chupinguaia para manifestar publicamente seu compromisso com ela”, declarou.
A respeito de metas e propostas a serem levadas na campanha, ela declarou que seu projeto administrativo será construído em conjunto com a comunidade. “Por isso tenho realizado estes encontros, pois quero ouvir da população quais são os anseios e expectativas que alimentam com relação ao próximo prefeito”, destacou. Finalizando, Claudete acrescentou que, caso seja confirmada como candidata e vença o pleito adotará um ritmo forte de gestão desde o primeiro dia de mandato. “Vivemos em tempos de crise e não há oportunidade para improvisos e indecisão. Quem vencer a disputa tem que ter em mente que Chupinguaia precisa de alternativas de geração de emprego, além de promover ações de impacto e resultados na Saúde, Educação, estradas e outras áreas da administração”.
Fonte: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia