Através do Núcleo de Educação Permanente, a Secretaria Municipal de Saúde de Vilhena vem realizando uma série de treinamentos aos profissionais do setor visando melhoria na qualidade de atendimento aos usuários.
O organismo foi criado há pouco tempo, mas em curto período já promoveu duas capacitações técnicas e está com outra agendada para o próximo mês.
De acordo com o dirigente da SEMUSA, Adilson Bernardino, a proposta é atender demandas e deficiências apontadas pelos próprios funcionários das unidades do sistema municipal de saúde.
A capacitação visa também atualizar protocolos de procedimentos adotados na rotina do trabalho.
A ação conta com participação de profissionais das áreas que são abordadas nos cursos, os quais trabalham sem remuneração, evitando gastos. “Além disso, é muito mais barato trazer o curso para dentro do sistema local do que deslocar servidores a outras cidades para treinamentos do gênero”, ressalta Bernardino. As aulas e palestras são ministradas no auditório do Hospital Regional.
A iniciativa conta com apoio de conselhos profissionais do setor de saúde, como CRM e COREN, que contribuem com voluntários para aplicação dos cursos. Já foram realizados treinamentos para atendimento de casos de parada respiratória, e atualização em Ventilação Mecânica.
Em média participaram 70 servidores em cada uma das capacitações. Em junho será realizado curso de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde, a ser ministrado por técnicos da ANGEVISA.
Fonte: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia