Tendo em vista a instalação de frigorífico para abate de suínos no Município, produtores e demais interessados no assunto realizam nesta terça-feira 24 encontro para formalizar organização visando estar regularmente constituída para participar do empreendimento. A reunião está sendo promovida pela Comissão Pró-Construção do Frigorífico, e o chamamento inclui suinocultores, produtores rurais e empresários da cidade e região.
De acordo com o zootecnista Ênio Milani, Gerente Regional da EMATER, a organização da cooperativa é fundamental, pois a proposta do governo é financiar 50% dos recursos necessários a instalação da indústria, sendo que a outra parte virá do capital da organização de produtores que está sendo criada. “Apenas de forma organizada através de cooperativa os interessados poderão se habilitar a firmar a parceria com o poder público”, explicou.
A expectativa é que o frigorífico gere empregos diretos e indiretos e promova o fomento da economia no Cone Sul do Estado, desenvolvendo toda a cadeia da carne suína na região. “Hoje o Estado é importador de derivados da suinocultura, e temos condições de inverter este quadro”, avalia Milani.
A participação de agricultores no projeto é importante para o fornecimento de insumos básicos para a alimentação dos animais, caso do milho e da soja.
O encontro será realizado na Câmara de Vereadores, com início às 19 horas.
Fonte: Extra de Rondônia
Foto: Ilustrativa