No decorrer de quase três anos e meio de gestão, João Miranda viajou 76 vezes para supostamente tratar de assuntos relativos ao Município em outras cidades.
O custo dos deslocamentos traduzido em diárias alcança a cifra de exatos R$ 80.800,00.
O problema é que não se sabe para onde ele viajou tanto, nem mesmo quais foram os benefícios advindos destas viagens.
Os dados foram levantados através do Portal da Transparência da prefeitura de Pimenteiras do Oeste, e estão disponíveis a qualquer cidadão.
No entanto, a carência de mais detalhes impede que se conclua a existência ou não de irregularidade. O link destinado a disponibilizar tais informações se limita apenas a data da viagem e o valor das diárias correspondentes, sem que se saiba ao menos o destino do deslocamento.
A única coisa que se pode extrair no portal é que em 2.013 foram 24 viagens, ao custo de R$ 26.600,00; no ano seguinte houve mais 22 deslocamentos com total de diárias chegando a R$ 22.300,00; em 2.015 mais vinte saídas (R$ 21.500,00); e este ano já foram dez as ocasiões em que Miranda saiu da cidade consumindo R$ 10.400,00.
Há pessoas da cidade interessadas em saber porque o prefeito precisa viajar tanto, e qual foi o resultado prático para tantas andanças por aí afora. O salário do Chefe do Executivo de Pimenteiras é de R$ 10 mil ao mês, o que corresponde a dizer que ao longo do mandato ele já recebeu o correspondente a quase um ano de remuneração a título de diárias concedidas.
2º PIOR EM TRANSPARÊNCIA
Conforme o ranking da “Transparência” legal, Pimenteiras do Oeste ocupa a segunda pior posição entre os municípios de Rondônia, com nota 0,2, numa escala que vai de 0 a 10.
Pimenteiras ficou atrás de Chupinguaia, que teve nota 0. A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia