Após uma acalorada discussão sobre a entrada de novos membros, o Conselho Municipal de Saúde realizou no último dia 10, eleição da mesa diretora para o próximo triênio.
Foram eleitos o médico Wagner Leite Júnior, como presidente, Leomar.Gonçalves, no cargo de secretário geral, a enfermeira como secretária geral, como 1ª secretária, Clarinda Maxminio da Silva e 2 secretária, Therly Lopes Zoche.
Também foram empossados os novos Conselheiros, Weslaine Amorim e Valdenir Roberto de Souza, ambos representando a associação de deficientes físicos de Vilhena (ASDEFIV).
Formado por 16 membros titulares e o mesmo número de suplentes, o colegiado passa a ter uma nova visão sobre a importância da atuação junto à secretaria de saúde e à comunidade. “Vamos fiscalizar centavo por centavo do dinheiro público aplicado para atender a saúde da população. Nada mais será aprovado sem o conhecimento e a aprovação deste Conselho”, disse.
O Conselho Municipal de Saúde tem grande importância na fiscalização da aplicação dos recursos públicos voltados ao setor e, principalmente, na execução dos serviços oferecidos à população através dos postos de saúde e hospitais da rede municipal. Nos últimos anos, o Conselho – que tem força inclusive sobre a rede particular de saúde – passou a ser alvo de críticas por falta de atuação.
Não houve nenhuma ação significativa que impedisse antigos gestores da secretaria de saúde e do hospital regional de cometerem atos que culminaram com a falência do sistema e suas consequentes prisões.
Em discurso inflamado o presidente empossado disse que pra ele não importa o que passou. Que a partir do dia da posse, todos os assuntos relacionados à saúde serão amplamente discutidos pelo Conselho.
Segundo a Conselheira Rose Prado, o novo presidente inspira confiança e tem um perfil adequado ao cargo, mas, não poderá dar as costas a problemas crônicos que já vem ocorrendo há muito tempo no Hospital Regional.
Wagner Leite quer ouvir a sociedade para garantir que as decisões do Conselho contemplem toda a comunidade.
Autor e fotos: Paulo Mendes