Era para ser apenas mais um trabalho de uma turma do curso de Pedagogia da Unir de Vilhena, não fosse a escolha do assunto e o local onde o trabalho seria realizado. A restauração da biblioteca da Escola Municipal Progresso, localizada há cerca de 50km de Vilhena, serviu de “tarefa” para o cumprimento da disciplina de Sociologia da Educação.
Apesar de o objetivo ser a busca pela nota da equipe, os acadêmicos foram além. Se sensibilizaram com a carência literária e física da biblioteca da escola que atende a alunos da área rural de Vilhena e cumpriram o direcionamento que previa a realização de uma ação social.
A equipe publicou um pedido de doação de livros nas redes sociais e logo conseguiu uma quantidade expressiva de livros de boa qualidade. Duas coleções completas da Barsa foram doadas, além de inúmeros outros livros de diversos gêneros que contemplam praticamente toda a comunidade escolar, servindo inclusive de consulta para professores, na falta da internet.
Caixas de verduras usadas, verniz, tinta guache e caixas de ovos foram usados na construção de uma estante decorada para a acomodação dos livros.
A escola atende atualmente em torno de 250 alunos que vão da creche ao ensino médio.
Os acadêmicos Paula Kaoana, Talita Freitas, Edinara Santos, Talia Lago e Wilians, responsáveis pela recuperação da biblioteca garantem que estão se sentindo realizados pelo resultado do trabalho que acabou virando uma ação social prática.
Autor e fotos: Paulo Mendes