Em virtude de disputas entre empresas que não concordaram com os resultados de dois processos de licitação para contratação emergencial dos serviços, a autarquia resolveu promover pregão eletrônico a fim de superar o impasse. De acordo com o diretor do SAAE, Maciel Wobeto, o procedimento será lançado nesta terça-feira, e a perspectiva é que em duas ou três semanas a coleta será regularizada. Momentaneamente, o serviço está sendo feito pela prefeitura.
O diretor explicou que as contestações dos resultados do processos de licitação e ações na Justiça entre os concorrentes acabaram provocando problemas na realização do trabalho de coleta do lixo na cidade. “Tentamos de todas as formas realizar os procedimentos de forma transparente e isenta, mas nossos esforços não impediram que as empresas entrassem em litígio. Como não foi possível conciliar as coisas, resolvemos então realizar o processo através de pregão eletrônico, aberto a empresas de todo o Brasil, e vamos aprovar a melhor proposta”, declarou.
O procedimento dura oito dias úteis, e já em seguida acontece a contratação. “Dada a urgência da questão vamos exigir que a firma contratada inicie imediatamente o serviço, então a perspectiva é que em no máximo três semanas a situação esteja regularizada”, assegurou Maciel.
Paralelo a este problema, o SAAE enfrenta outra grave questão referente a coleta: a disparidade entre o que arrecada dos consumidores com o que gasta para executar o serviço. A questão é agravada ainda pelo alto índice de inadimplência, que chega a 50%. A autarquia recolhe em média R$ 220 mil mensais, enquanto gasta quase R$ 600 mil para o custeio dos serviços.
Fonte: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia