O deputado Só na Bença (PMDB), durante a reunião da Comissão de Saúde realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (23), demonstrou sua indignação ao relatar o que chamou de mau atendimento prestado por uma funcionária do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heuro) de Cacoal, no último dia 16, por volta das 23h.
O parlamentar contou que ficou surpreso com a forma como a funcionária o tratou enquanto acompanhava uma de suas assessoras durante um atendimento de emergência. A paciente, segundo Só na Bença, estava acometida por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e precisava ser transferida para outro hospital.
Ao solicitar informações quanto à Assistência Social do Heuro, Só na Bença disse que foi surpreendido com a grosseria da atendente que estava de plantão. “Ela simplesmente me olhou e disse que não era médica para resolver essas coisas, e mesmo eu tentando ser gentil, ela repetiu apenas isso por várias vezes”, declarou o deputado.
A servidora exerce o cargo de Direção Superior, como coordenadora de práticas assistenciais, e foi nomeada no dia 31 de maio deste ano, conforme publicação no Diário Oficial do Estado.
Só na Bença disse ter ficado indignado ao constatar pessoalmente o tipo de atendimento que o serviço público está oferecendo à população.
“Pessoas que estão em um momento delicado e buscam apenas a solução de um problema envolvendo a saúde, seja a própria ou a de um ente da família, um amigo, são maltratadas”, disse o deputado.
Só na Bença disse considerar tal tipo de conduta inadmissível e solicitou à Comissão de Saúde que fosse encaminhado requerimento à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) pedindo a imediata transferência da servidora para outro local e a permanecia de serviço de Assistência Social 24h de plantão no hospital.
Segundo o deputado, a funcionária teria demonstrado claramente não ter qualquer preparo para lidar com o público, “ainda mais em situações delicadas como a que relatei”.
O parlamentar ressaltou que sua atitude é para defender o cidadão, que merece respeito, principalmente quando está em busca de ajuda, assim como, acrescentou o deputado, todo servidor público em serviço também deve ser respeitado.
“Se eu que sou um deputado e fui tratado dessa forma, imagina o que acontece com os pacientes no dia a dia desse hospital”, questionou o parlamentar, que ainda disse ter sido informado que o diretor do Heuro, Marco Aurélio Vasques, teria dado ordens para que ninguém, em nome do deputado Só na Bença, recebesse atendimento na unidade hospitalar.
O deputado Alex Redano (PRB) disse ser a primeira vez que presencia o colega Só na Bença extremamente chateado e revoltado e afirmou apoiar a atitude do parlamentar em relação à funcionária. Redano afirmou, ainda, que não conhece pessoalmente o diretor do hospital, também conhecido como coronel Vasques, mas que, no entanto, não é a primeira vez que ouve reclamações envolvendo o nome do responsável pelo Complexo Hospitalar de Cacoal.
O deputado Edson Martins defendeu Marco Aurélio Vasques e disse conhecer o diretor do Heuro. Segundo o parlamentar, o coronel Vasquez pode estar pecando por excesso de zelo.
“É uma pessoa por quem tenho muito respeito, um grande cidadão e que, com certeza, sua gestão já fez muita diferença na saúde de Cacoal”, declarou Edson Martins, que apoiou Só na Bença quanto ao atendimento recebido no hospital.
O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, Dr. Neidson (PMN), colocou em votação o requerimento de Só na Bença que teve a provação de todos os deputados.
Autor e foto: Assessoria