O Instituto Comunidade Solidária realizou na última sexta-feira, dia 24, uma reunião com o grupo de artesões para debater ideias sobre a criação de uma associação da categoria. O objetivo é reunir os artesões do município e região, possibilitando a interação social e facilitando a comercialização dos produtos produzidos.
Segundo o professor Vagner Meira, da ONG, que coordenou a reunião de criação da associação “a criação da associação dos artesões será de grande importância na organização e na comercialização dos produtos de artesanatos do município de Cerejeiras. Sozinho é mais difícil, em grupo é será mais fácil” disse o professor.
A ONG irá auxiliar na elaboração do estatuto, no processo de registro e na elaboração de projetos de interesse da categoria a ser desenvolvidos pela entidade em prol dos artesões.
O nome escolhido da associação pelos artesões foi “Mundo da Arte”, que terá sede no município de Cerejeiras e atuação em todo o território nacional. Foi escolhido como presidente a senhora Odete Pereira Gonçalves, que já atua há muitos anos na produção de artesanatos.
Para a presidente, a criação da associação é um desejo de vários anos dos artesões. “A criação da associação dos artesões é um sonho antigo dos cerejeirenses. Queremos garantir melhores condições de trabalho, mais dignidade, melhoria da qualidade dos produtos e o fortalecimento da comercialização dos produtos artesanais dos nossos associados” pontuou Odete.
Durante a reunião foram definidas futuras ações, com destaque para a apresentação da casa do artesanato e apoio para a aquisição de materiais de custeio para a produção de artesanatos, realização de cursos de qualificação profissional e participação em eventos e feiras.
Texto: Assessoria/ Extra de Rondônia
Fotos: Divulgação