Lançado pelo PV para disputar indicação da convenção partidária para concorrer a prefeito de Vilhena, o empresário esteve na tarde desta quarta-feira, 29, na redação do Extra de Rondônia para reiterar condição de pretendente ao pleito de outubro.
Eduardo Tsuru, o “Japonês da Granja” ou “Eduardo Japonês” como vem sendo mais conhecido, está em intenso trabalho de reuniões e encontros com a comunidade, e afirma ser o único pré-candidato de aliança que atualmente agrega 15 legendas.
Na visita, ele declarou que tem pleno conhecimento das diferenças existentes entre administração pública e privada, destacando que em ambas a “seriedade, eficiência e transparência” devem estar presentes. “Sei que a forma com que terei de conduzir a administração vilhenense sendo eleito é distinta da forma que mantenho meus negócios na vida privada, mas apenas em termos metodológicos. O viés técnico e a busca por resultados positivos será a mesma”, frisou.
O pré-candidato também não quer apresentar neste momento um planejamento detalhado do que pretende fazer caso vença as eleições, mas deixou claro que não pretende incorrer em erros já cometidos na cidade, “loteando” a administração pública entre parceiros políticos sem levar em conta a competência de gestão de escolhidos para ocupar cargos importantes. “Quero ter uma assessoria participativa, porém definida pelo mérito e não por outros aspectos, como amizade. E vou cobrar resultados e responsabilidades”, destacou.
Sobre a disputa eleitoral em si, Eduardo Japonês não tem opinião formada se é melhor uma campanha polarizada ou com muitos pretendentes. “Nosso foco não será em cima de críticas a concorrentes ou resgate de problemas do passado. Quero apresentar propostas para o futuro e um projeto de desenvolvimento compatível com a nossa cidade e plenamente possível de ser realizado”, explicou.
Ele não tem muito conhecimento acerca da situação econômico-financeira da administração, mas disse que compromissos assumidos pelo Município devem ser honrados, assim como as obrigações pertinentes ao poder público devem ser cumpridas.
Para tomar pé da situação o empresário acredita que o atual prefeito deverá promover uma transição tranquila, dando acesso aos vencedores da disputa acerca da situação da administração.
Apesar de não querer detalhar propostas, Eduardo Tsuru falou sobre o sistema de saúde municipal, um dos gargalos da atual gestão. “O atendimento ao povo deve ser garantido, mas a forma de custeio tem que ser justa. Vamos trabalhar forte na repactuação das despesas com os outros municípios que usam nosso sistema, assim como buscar entendimento com o Estado para que este cumpra com sua responsabilidade”, afirmou.
O encontro suprapartidário que confirmará a pré-candidatura de Eduardo Japonês a prefeito está marcado para o sábado 02, a partir das 17h00, no CTG Sinuelo do Norte.
Fonte: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia