Membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) foram até a Câmara Municipal e se reuniram com os vereadores, na manhã desta terça-feira, 12, com o objetivo de debater um plano de ações para melhorar a Saúde pública em Vilhena.
Recepcionados pelo presidente da Casa, Junior Donadon (PSD), os membros do CMS, formado presidente e médico Vagner Jorge Leite, e os conselheiros Rose Prado e Leomar Gonçalves, fizeram uma explanação das dificuldades enfrentadas hoje no setor.
A falta de profissionais médicos para atender a demanda de paciente foi um dos principais pontos do debate. Outra questão questionada pelo CMS é a ingerência da administração municipal no setor.
Vagner ressaltou o trabalho dos vereadores que tem direcionado emendas, aprovado projetos de leis e autorizado remanejamentos à Saúde.
Ele reforçou a ideia de concurso público para médicos para 2017 visando atrair estes profissionais para atender a demanda. “O legislativo está fazendo a sua parte. Peço aos parlamentares um plano de ações para melhorarmos o setor”, frisou.
Por sua vez, Junior Donadon afirmou que o Legislativo continuará priorizando o setor e se mostrou totalmente favorável ao plano de ações. “Tudo que for para ajudar os vilhenenses, será bem-vindo ao Legislativo e terá todo o nosso apoio”, ponderou.
APOIO AO SETOR DE SAÚDE
A Saúde Pública de Vilhena tem sido prioridade nas ações na Câmara de Vereadores. São diversos os projetos de leis aprovados para beneficiar o setor que passa por dificuldades.
Através de emendas impositivas, os vereadores alocaram mais da metade dos seus recursos para a Saúde, para aquisição de equipamentos (como aparelhos de Raio X e Ecocardiografia), medicamentos e material de consumo. Também, no início de abril, os parlamentares aprovaram projeto que prevê a aplicação de 15% do orçamento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o que corresponde a R$ 1,2 milhões, para aquisição de medicamentos e de material penso. “São medidas essências para minimizar o sofrimento dos pacientes que procuram a rede básica de saúde”, pontuou Junior Donadon.
Texto e foto: Assessoria