Nesta quarta-feira, 20, começa a correr o prazo de quinze dias para os partidos políticos realizar as convenções que definirão os candidatos as eleições deste ano.
É uma das últimas etapas do rito da pré-campanha municipal, porém a mais importante.
Depois desta fase os concorrentes ainda devem cumprir outros procedimentos, caso do pedido de registro de candidatura ao TSE, requerimento de CNPJ na Receita Federal e abertura de conta corrente específica para movimentação financeira da campanha. O prazo encerra no dia 05 de agosto.
Em Vilhena, o PSOL, que tem como pré-candidato o radialista Júlio Silva sai na frente dos demais, e realiza sua convenção dia 25. A princípio o comunicador afirmou que seria logo no primeiro dia período legal para tanto, ou seja na própria quarta-feira, 20.
Também está definida a data em que as legendas aliadas ao PMDB, que deve confirmar a ex-secretária municipal Rosani Donadon como candidata a prefeita, realizarão suas convenções, marcadas para o próximo dia 04 de agosto.
De acordo com o presidente do PTB e um dos coordenadores da campanha, Melki Donadon, outros dez partidos já estão acordados para participar da coligação: PTN, PCdoB, PSB, PTdoB, PSDC, PHS, PMN, DEM, PPS e PSD.
O grupo que deve concorrer aliado ao PV, que tem como pré-candidato a prefeito o empresário Eduardo Tsuru, por enquanto não anunciou a data em que oficializará em nível partidário seus postulantes.
A Justiça Eleitoral ressalta que quanto mais cedo os partidos se definirem melhor para eles, posto que as demais etapas a serem cumpridas demandam prazos, e quem deixar para a última hora pode acabar desfrutando de menos tempo para captar recursos e efetivar gastos eleitorais. A data final para pedidos de registro de candidaturas é 15 de agosto.
Fonte: Extra de Rondônia
Imagem: Extra de Rondônia