jus 1A Justiça Eleitoral reuniu na manhã desta terça-feira, 19, representantes de partidos políticos de Vilhena e Chupinguaia, além de profissionais de imprensa, para palestra referente às eleições municipais deste ano.

O Juiz Eleitoral, Anderson Cavalcante Fecury,  e a chefe do cartório local, Fabiola Canedo, participaram do ato, que aconteceu no auditório do Ministério Público, de Vilhena.

Entre várias orientações importantes, as autoridades eleitorais reforçaram a ideia de um pleito eleitoral tranquilo, com candidatos aptos, e que o trabalho da Justiça será sem beneficiar ou prejudicar alguém. Também foram repassadas orientações técnicas de alimentação do sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO).

Um ponto relevante da palestra foi a respeito dos candidatos que concorrem estando com pendência judicial (sub júdice). Para estes candidatos, alertaram: os votos serão zerados.

Fabiola Canedo citou os problemas que uma candidatura irregular provoca em determinada cidade. “É um risco para a cidade e o eleitor, que se sente inseguro, já que os votos deste candidato não serão computados no dia das eleições. Os votos só serão computados se o candidato conseguir reverter o indeferimento de primeiro grau no Tribunal. Isso é péssimo para o eleitor, já que, no dia da eleição, vai querer saber quantos votos seu candidato fez, e não estarão computados no boletim da urna, porque estará com o voto zerado. Além domais, há um esforço físico, pessoal, econômico para enfrentar uma campanha eleitoral. São coisas que atrapalham uma eleição. É uma questão de organização”, frisou.

Ela disse ainda que, caso o candidato sub júdice reverta a situação em instâncias superiores, o coeficiente eleitoral partidário terá que ser refeito, mudando todo o sistema de votação, após as eleições. “É melhor evitar estes tipos de problemas, já que o eleitor de Vilhena merece participar de uma eleição tranquila”, avaliou.

Fabiola explicou que a Justiça Eleitoral estará orientando os partidos políticos e conferindo documentações até o dia 14 de agosto. Aqueles que apresentarem problemas de candidaturas serão notificados antecipadamente.

Outra reunião com os representantes partidários foi agendada para às 09h00 do dia 1 de agosto, no auditório do MP, desta vez para orientações sobre o que é ou não permitido na propaganda eleitoral.

jus 2

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO