Na noite desta quarta-feira, 20, autoridades realizaram uma reunião na Unidade Básica de Saúde (UBS) Liro Hoesel, localizada no Bairro Cristo Rei, para discutir medidas de prevenção contra o zika vírus, em Vilhena.
Ao Extra de Rondônia, a controladora da UBS Básica de Saúde Liro Hoesel, Idelma Rodrigues, disse que desde o começo do ano a unidade está realizando atividades para conscientizar a população sobre a importância de se prevenir contra o mosquito que é transmissor de várias doenças, entre elas dengue, chikungunya e zika vírus. O trabalho está sendo realizado em parceria com a Unopar e o Tiro de Guerra.
De acordo com Idelma, a situação no bairro é preocupante, pois desde o início do ano já foram diagnosticado 17 casos de zika vírus em gestantes.
“Estamos trabalhando levando informação, mas não está resolvendo precisamos de uma ação urgente, pois quando chegar à seca a tendência é piorar a situação”, disse Idelma que se preocupa com o risco do zika vírus causar uma epidemia de microcefalia em bebês no bairro.
Para o sargento Emanuel Denizar Moreira Muniz o combate do mosquito Aedes Aegypti é responsabilidade de toda população.
Emanuel disse que os membros do Tiro Guerra estão trabalhando voluntariamente para a população sobre a importância de se eliminar o foco do mosquito Aedes Aegypti, mas é preciso que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) recolha o lixo que a população retira dos quintais.
Ele acredita que o problema será resolvido apenas quando os órgãos responsáveis começarem a aplicar multas e as pessoas sentirem o peso no bolso.
Idelma disse que está tentando firmar parcerias com os membros da comunidade para que eles levem informações sobre a importância da população ajudar no combate dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. “Pedimos ajuda de todos nesta luta contra o mosquito Aedes Aegypti, afinal a saúde é fundamental”, finalizou Idelma.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia