A Justiça Eleitoral reuniu na manhã desta segunda-feira, 01, representantes de partidos políticos, pré-candidatos de Vilhena e Chupinguaia, além de profissionais de imprensa, para palestra referente às eleições municipais deste ano. O foco do assunto foi propaganda eleitoral.
O Juiz Eleitoral, Anderson Cavalcante Fecury, e a chefe do cartório local, Fabiola Canedo, participaram do ato, que aconteceu no auditório do Ministério Público, de Vilhena.
Entre várias orientações importantes, as autoridades eleitorais reforçaram a ideia de um pleito eleitoral tranquilo. “O principal motivo desta reunião é facilitar o trabalho da Justiça e de todos vocês. Se organizem, façam reuniões”, orientou o magistrado.
Fecury explicou que hoje o trabalho da Justiça Eleitoral é de cunho preventivo, para quem ninguém tenha problemas durante o pleito eleitoral “resguardando a igualdade entre todos os candidatos”.
O magistrado afirmou que a expectativa é que mais de 300 registros de candidaturas – entre Vilhena e Chupinguaia – sejam analisadas e pediu a ajuda da população para denunciar eventuais crimes eleitorais. “A Justiça vai reprimir a propaganda eleitoral criminosa, o que poderá gerar ação judicial e o candidato ser severamente punido. Queremos que os dados das urnas representem a decisão popular”, salientou.
Já Fabiola Canedo fez um breve relato do que pode ou não nas eleições, como a proibição de trios elétricos, cavaletes, inscrição em paredes, muros e fachadas. O som em vias públicas é autorizado nos horários das 08h00 às 22h00. Bandeiras são permitidas
Ela também alertou para o derrame do material de propaganda eleitoral nas vésperas da eleição que é proibido por lei. Efetivos das Polícias Federal e Militar estarão fazendo a fiscalização destes atos.
Fabiola informou, ainda, que nesta terça-feira, 1, técnicos do Tribunal Eleitoral de Rondônia estarão em Vilhena, orientando representantes de partidos políticos a respeito da prestação de contas dos candidatos. Confira aqui, a legislação geral sobre propaganda eleitoral nas Eleições Municipais de 2016.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia